Encontro com a Criatividade
Às vezes, passamos por situações na vida em que, se não tivermos uma válvula de escape para esperar que as coisas se ajeitem, podemos acabar detonando nossa mente por ficar pensando no grande problema e na solução ainda não encontrada. Um dia, pensei que ia explodir. Nada mais fazia sentido, até que passei em frente a uma loja de artesanato e resolvi entrar.
Redescobrindo Antigas Paixões
Tintas. Eu sempre gostei de tintas, de telas, de criar, artes em geral. Mas gostar não quer dizer executar. Os tempos de infância foram de muita escassez para mim; hobbies nunca eram prioridade, tudo custava muito caro para a nossa realidade. Fiquei vagando pela loja por um tempo. Cheguei a ser abordada pela vendedora, mas informei que estava apenas admirando as peças.
O Convite que Mudou Tudo
Pensava muito sobre como seria incrível se eu soubesse fazer aquelas peças, mas logo eu mesma me invalidava: “Como poderia eu, uma sem-talentos?” Afinal, nunca havia me validado por saber criar nada, tudo estava apenas ali nos meus desejos, na mente.
Naquele mesmo dia, no mezanino da loja, estava acontecendo um curso de pintura em MDF, e a vendedora que ao longe me observava novamente veio até mim me convidar a conhecer o curso que estava acontecendo naquele momento na loja. Curiosa como sou, aceitei o convite e fui conhecer.
Mergulhando no Mundo das Artes
Quando olhei ao redor, vi mesas cheias de tintas, mulheres conversando, uma ajudando a outra, outras sozinhas em suas mesas, todas felizes e concentradas em suas artes, com a professora visitando as mesas e tirando dúvidas… peças lindas sendo criadas: móveis, objetos de decoração, kits maternidade, frutos da criatividade de mulheres que estavam vivendo por elas mesmas.
Encontrando o Brilho Interior
Havia muito brilho ali, e não falo de glitter ou algo assim. Havia mulheres realizadas com suas artes, descontraídas e aproveitando seus momentos, dando sentido às próprias vidas. Era esse sentimento que me faltava. Por um momento, observei tudo e meus olhos se encheram d’água. Eu queria poder expressar minha criatividade e, no entanto, me sentia morta atrás de uma mesa administrativa gerindo contas da empresa o dia todo.
Decisão Transformadora
Resolvi, então, me matricular nas aulas; afinal, seria um tempo para mim, algo que eu não tinha há anos. Sempre fui do tipo que vive para os outros, que endossa os sonhos dos outros e os meus nunca eram prioridades. Cheguei, então, na semana seguinte, extremamente animada como uma criança que vai a um parquinho. Comprei os materiais necessários, ouvi atentamente as instruções da professora e deixei fluir a criatividade.
Anos de Aprendizado e Amizade
Foram dois anos de curso, toda semana uma técnica nova, um aprimoramento, um encontro de amigas, um tempo de qualidade… posso dizer que foram os melhores tempos de toda a minha vida adulta até hoje. Exercitei o meu melhor em cada peça que fiz, dei presentes a muitas pessoas, fiz coisas lindas para minha casa e, se pudesse, faria mais dois anos de curso novamente. Aliás, não eram dois anos de curso, era tempo indeterminado; ficava no curso quem quisesse conforme sua vontade de ir aprendendo. Senti vontade de ficar e fui ficando.
A Importância de Ter um Momento Só Seu
Hoje, eu sei que todos nós precisamos ter o nosso momento, seja no esporte, seja nos trabalhos artesanais, com a terra, seja com os amigos, mas é preciso ter algo que a gente goste muito de fazer, que nos leve a ambientes diferentes do que estamos acostumados, que nos façam evoluir de alguma forma. Precisamos nos desconectar daquilo que é hábito, comum no dia a dia. Passei a me sentir viva por deixar fluir o que de melhor havia em mim: a criatividade. Outras áreas da minha vida que precisavam de movimento foram trabalhadas também, pela força que passei a ter por conseguir me priorizar… a mente vai se expandindo e vamos querendo cada dia mais buscar aquilo que faz sentido e o que não faz, deixamos para trás.
Energia Pura e Novos Projetos
Portas se abriram, consegui notar melhores oportunidades de trabalho, fiz novos amigos, percebi que eu tinha autorização para viver por mim também. A verdade é que foi libertador. Passei a viver em fluxo com aquilo que eu desejava, me dei permissão.
Volta e meia, quando sinto que preciso de um tempo para mim, volto para meu cantinho de artes, pego alguma peça e começo a trabalhar, é energia pura! No momento, estou estudando pintura orgânica e desejo muito conseguir pintar paredes lindas! Se você deseja, você pode; em algum momento, você vai conseguir. Não tire os olhos dos seus sonhos!
Boas energias! ✨