Serpentes do tempo: como vencer os ladrões de produtividade

Há uma competição pelo tempo. Tempo de cada um. Tempo que, a cada dia, temos menos e que vendemos por trocados a estranhos sedutores que se mostram atraentes. Telas de celular, fofocas no trabalho, a procrastinação e a preguiça opcional são ladrões do tempo. Ou seria melhor chamá-los de “serpentes” do tempo?

Há quem diga que não se deixa enganar por eles, que se julga focado e disciplinado, mas que volta e meia perde a batalha nessa imensa vitrine que se tornou a internet. Já não importa mais se o assunto é útil ou fútil; a grande maioria de nós acaba envolvida em assuntos por tempo demais do que deveria, comprometendo nossa produtividade e nossa rotina.

A cada milésimo de segundo, um novo ladrão de tempo é criado na rede. Fora dela, a vida que segue a mesma está sempre a nos distrair, sugerindo algo do futuro. Passar no mercado, comprar material escolar, marcar o dentista, contratar uma faxineira, otimizar aqui e ali, viver no futuro… E o presente? Ele continua sendo administrado pelas serpentes do tempo.

Às vezes, por tentarmos amenizar a sensação de não podermos acelerar o tempo (e ter que esperar que ele passe), somos praticamente atraídos a nos manter produtivos, mantendo nossa mente ocupada para termos a breve sensação de não estarmos “à toa”, com distrações que realmente não irão nos acrescentar benefício algum, o que nada tem de produtivo. É aí que abrimos novamente portas para os ladrões de tempo.

Não precisamos ser produtivos o tempo todo, nem querer resolver na mente problemas que nem mesmo pessoalmente seriam resolvidos no horário de trabalho, por exemplo. Mas precisamos organizar nossos pensamentos e nos perceber no momento presente, para que tenhamos tempo para fazer aquilo que realmente queremos… aquele curso que desejamos tanto, o livro que queremos ler ou o exercício físico que alegamos nunca termos tempo para fazer.

Sempre costumo me fazer perguntas quando preciso me reconectar: “Preciso ver isso agora? É possível resolver agora? Isso me acrescenta algo? É momento para relaxar? Preciso dessa compra?” Essas perguntas me ajudam a me reconectar com o meu presente e evitar ladrões de tempo.

Depois que comecei a observar quanto do meu tempo eu dava livre e “inconscientemente” a essas distrações, percebi que eu tinha muito tempo de sobra e simplesmente escolhia não administrá-lo bem, ou, não sabia como fazer. Foi então que as opções abaixo me ajudaram a me manter mais tempo no caminho que eu escolho conscientemente:

  1. Defina Prioridades: Separe suas tarefas em categorias de importância e urgência. Decida o que é importante e urgente, importante mas não urgente, urgente mas não importante, e nem urgente nem importante.
  2. Planeje Seu Dia: Crie uma lista de tarefas diárias. Organize-as de forma que você possa acompanhar seu progresso ao longo do dia. Ferramentas como agendas físicas, Google Calendar ou aplicativos de gerenciamento de tarefas podem ser úteis.
  3. Evite Tarefas Simultâneas: Focar em uma tarefa de cada vez aumenta a qualidade do seu trabalho e reduz o tempo de conclusão. Você pode até parecer eficiente, mas muitas vezes acaba obtendo um trabalho de menor qualidade e gastando mais tempo corrigindo erros.
  4. Delegue Tarefas: Quando possível, delegue tarefas para outras pessoas. Concentre-se no que você faz de melhor e permita que outros ajudem nas áreas onde têm mais competência.
  5. Estabeleça Limites: Defina horários específicos para verificar e-mails e mensagens, e evite distrações durante suas principais horas de trabalho. Notificações constantes podem quebrar seu foco e diminuir sua produtividade (perceba os ladrões do tempo!).
  6. Faça Pausas Regulares: Pausas são essenciais para manter a produtividade e evitar o esgotamento. Uma breve caminhada ou alguns minutos de descanso podem revigorar sua mente.
  7. Revise e Ajuste: Ao final do dia ou da semana, revise o que foi realizado e ajuste sua abordagem conforme necessário. Avalie o que funcionou bem e o que precisa melhorar.

Administrar o tempo é um desafio que teremos por toda nossa existência, mas é fundamental para uma rotina produtiva e equilibrada. Ao definir prioridades, planejar o dia, evitar tarefas simultâneas e estabelecer limites, podemos minimizar as distrações e maximizar nosso foco. Lembre-se de fazer pausas regulares e ajustar suas estratégias conforme necessário. Assim, você estará no controle do seu tempo, e não o contrário. Transforme os “ladrões de tempo” em oportunidades para viver o presente de forma plena e consciente. 

Boas energias! ✨

Compartilhe esse post :

WhatsApp
Facebook
X
Email
Picture of Bárbara Rodrigues

Bárbara Rodrigues

Formada em Ciências Contábeis, com curso de extensão em Teologia, administradora de empresas e apaixonada por palavras. Autora do blog Opinativa, onde compartilho minhas opiniões, reflexões e ideias para inspirar. Quando não estou escrevendo, estou mergulhada em um bom livro, cuidando dos meus animais de estimação ou estudando para buscar novos conhecimentos. Gosto de transformar pensamentos em palavras que tocam o coração. Acredito na magia dos pequenos momentos.
Picture of Bárbara Rodrigues

Bárbara Rodrigues

Formada em Ciências Contábeis, com curso de extensão em Teologia, administradora de empresas e apaixonada por palavras. Autora do blog Opinativa, onde compartilho minhas opiniões, reflexões e ideias para inspirar. Quando não estou escrevendo, estou mergulhada em um bom livro, cuidando dos meus animais de estimação ou estudando para buscar novos conhecimentos. Gosto de transformar pensamentos em palavras que tocam o coração. Acredito na magia dos pequenos momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *