Minha dica de leitura hoje não é um livro, mas uma crônica de Luis Fernando Veríssimo chamada “Versões de Mim”. Nela, ele diz que vivemos cercados pelas alternativas de quem poderíamos ter sido, frustrados ao contabilizar o tempo perdido por não termos feito as escolhas que gostaríamos.
Quando olhamos para trás, não enxergamos apenas uma opção do que poderíamos ter feito; parece um montante ainda maior e, junto com isso, sempre vem um pouco mais de decepção e descontentamento.
Mas sabe o que é interessante? Você não está lá, é um cenário hipotético que sequer existiu! Repare na quantidade de energia que você tem colocado no tempo usado para ficar olhando para esse lugar, uma energia que você desperdiça no hoje e que provavelmente está te bloqueando de ser a sua melhor versão no tempo presente.
Não são poucas as pessoas que passam a vida vivendo do passado e esquecem que o futuro precisa muito mais delas do que o passado. Esquecem de viver o hoje e esperam colher frutos de uma realidade que não viveram, o que provavelmente trará “frutos” de frustrações.
Entenda, você está onde a vida te trouxe. Se quiser estar em um lugar diferente, deverá pensar diferente, agir diferente, intencionar um futuro diferente e se mover em direção a ele. O passado ensina, mas o agir que constrói o futuro precisa ser executado no agora. Não há mais tempo para ficarmos tendo saudade do que não vivemos.
Canalize sua energia para criar um HOJE com mais propósito e significado, para ter um futuro com menos “energia de passado” e com mais alegria, presença e bem-estar.
Boas energias! ✨