Desde criança, sempre fui fascinada pelas formas e padrões que vejo ao meu redor. Ainda hoje, ao olhar para o céu, percebo nas nuvens formatos de coisas e animais que me encantam, como se o mundo fosse uma tela que muda o tempo todo. Talvez eu tenha uma visão romântica da vida, mas essa sensibilidade me permite encontrar beleza nos detalhes mais simples.
Há pouco tempo, meu marido fez uma mesa para mim, usando madeira. Enquanto admirava a peça, e mais uma vez buscando padrões em tudo, notei algo incrível: os desenhos dos nós da madeira se assemelhavam aos padrões que vemos nas imagens das galáxias, com formatos espirais e nuvens de poeira estelar. Essa simetria que existe entre o micro e o macrocosmo me encanta e me faz refletir sobre a maravilhosa complexidade da natureza e do mundo em que vivemos.
Na natureza, muita coisa tem essa simetria. Olhe para uma folha de árvore e veja como suas nervuras se desenham de maneira harmoniosa. Os girassóis, por exemplo, possuem um padrão em suas sementes que lembram a forma espiralada das galáxias, conhecida como a sequência de Fibonacci.
Outro exemplo são as conchas dos moluscos. Suas conchas crescem em espiral, também muito parecidas com as espirais das galáxias. E as abelhas? Essas pequenas engenheiras naturais constroem suas colmeias com hexágonos, um padrão geométrico encontrado na estrutura dos cristais de gelo, mostrando como a simetria é um princípio universal que une o pequeno e o grande.
Quando observo essas simetrias, me sinto conectada ao universo de uma maneira muito especial. Percebo que, apesar de nossa insignificância no cosmos, compartilhamos padrões e formas que vão além do que podemos racionalizar e que me dão a sensação de pertencer a algo muito maior. Vejo nas nuvens do céu formas que contam histórias e nas galáxias a grandiosidade do universo.
Essa visão me permite ter um encontro com a vida em cada detalhe, por menor que seja. E, ao refletir sobre essas simetrias, fico maravilhada com a natureza e seus padrões que nos convidam a contemplar. Quando vejo o mundo através dessas lentes, percebo a beleza e a perfeição em tudo ao meu redor, encontro sentido de viver, porque sinto a vida.
OBS: A foto de capa é da minha prateleira e a foto abaixo é da minha mesa, além de muito amor envolvido por esse presente lindo que ganhei, vejo tantas simetrias aí…vejo padrões, vejo entrega, vejo amor, vejo vida. 🌿❤️
Boas energias! ✨
