Minha experiência com a meditação: benefícios e técnicas que ajudam no controle da ansiedade

Hoje quero falar sobre algo que faz muito sentido para mim: a meditação. Ainda há certa desinformação quanto ao que de fato é a meditação. Muitas pessoas acreditam que a prática está ligada a ações religiosas e ritualísticas ou que é exclusiva de pessoas zen.

Mais do que rótulos, a realidade: a ciência já comprova a eficácia da meditação e seu impacto positivo na saúde, por promover a calma, o relaxamento físico, o bem-estar e efeitos psicológicos muito positivos. Não tenho a intenção aqui de trazer referências bibliográficas científicas para embasar o que digo, pois a internet está cheia delas e, em segundos, se precisar, você as encontra. O que trago aqui é fruto dos meus estudos e pesquisas acerca do tema, da minha experiência e observação pessoal ao longo dos anos.

A meditação vem se ramificando e novas técnicas têm sido utilizadas desde os primeiros registros a que se tem conhecimento, que datam de 1.500 a.C. no Hinduísmo.

Apesar de existirem vários tipos de práticas meditativas, elas costumam ter em comum 4 pontos:

  1. A escolha de locais onde se possa estar tranquilo e em silêncio para uma melhor capacidade de concentração;
  2. Postura confortável no momento da prática, seja sentado, deitado ou mesmo caminhando;
  3. Um ponto de ancoragem para a atenção, exemplo: respiração, observação de um objeto, visualização de uma cor ou um lugar, uma palavra ou frase.
  4. Acolhimento dos pensamentos que chegam, para que possam se dissipar, sem pressões ou julgamentos.

 

Há quem diga que nunca conseguirá meditar por simplesmente não conseguir desacelerar, mas existem técnicas de meditação para todos os tipos de pessoas, basta escolher uma que melhor se adapte ao seu estilo.

Segue abaixo alguns tipos de técnicas meditativas que já pratiquei e valido no meu dia a dia:

 

Meditação Mindfulness

A meditação mindfulness trabalha bastante o tempo presente, conectando a mente e o corpo com o aqui e o agora, com o que está acontecendo no momento. Nessa prática, não se leva a mente para fatos do passado nem para visualizações de criações futuras; apenas se observa o que está passando na mente no exato momento em que se está realizando a prática, junto com as sensações que temos ao perceber esses pensamentos. 

Nessa prática, busca-se uma conexão com o corpo e a mente no momento presente. Minha ancoragem preferida é a respiração; quando coloco minha atenção na maneira como estou respirando, na velocidade, na quantidade de ar que estou inspirando e expirando, na temperatura desse ar que entra e sai, minha mente fica treinada para não pensar em nada além. E, se penso, deixo livre para que, retomando o foco na minha respiração, os pensamentos intrusos possam se dissipar sozinhos. 

Essa técnica é uma das que mais me ajudaram a controlar minha ansiedade, não apenas nos momentos de tensão, mas como preparação da mente para as situações do dia a dia. 

Sim, é tudo sobre treino, não é 1 dia, 1 mês; talvez levem meses ou anos para que os benefícios da prática se tornem hábito e tragam benefícios ao seu dia a dia. Portanto, medite!

 

Meditação Guiada

A meditação guiada é super interessante para quem está começando ou que prefere ter um guia para conduzir a mente ao estado de relaxamento desejado. É uma prática autoexplicativa, usada bastante por quem tem dificuldade de manter o foco sozinho.

No início, eu praticava muito a meditação guiada; foi a minha porta de entrada para aprender a acalmar a minha mente.

Existem diversos aplicativos que ajudam na realização da prática e também em plataformas gratuitas na internet que disponibilizam vídeos, basta pesquisar por “meditação guiada”. A maioria deles possui músicas tranquilas, sons da natureza ou outros sons que conduzem a um estado de calma e relaxamento. É uma imensidão de opções; escolha os que te fazem sentir melhor e medite!

 

Meditação e Atividade Física

Nunca fui uma entusiasta das atividades físicas e tinha dificuldade de me manter concentrada nos exercícios; acabava fazendo as séries incompletas por me perder nas contagens e sequências dos exercícios. Estava com a mente sempre cheia e sentia que nunca estava ali, no momento presente. Foi então que a meditação me ajudou a manter o foco nos exercícios enquanto estava caminhando, correndo ou praticando musculação.

Eu me concentrava no movimento da musculatura da minha barriga, no calor dos membros enquanto eu caminhava, na respiração e no ritmo que ela acontecia, na temperatura corporal e na contagem das séries. 

Hoje, no local onde pratico pilates, as instrutoras usam a técnica da meditação no início e no final da aula, com o auxílio de aromas calmantes como a camomila, o que auxilia muito a nos desacelerar de onde viemos e nos fazer presentes na aula para receber cada comando e, assim, obter um melhor resultado corporal.

 

E, mais uma vez, não, não é fácil e não será de início que vai funcionar, como nos exercícios, os resultados só aparecem com treino. Portanto, medite!

Como tudo na vida, só se adquire um hábito se ele for incluído em sua rotina. É como escovar os dentes: você não precisa de alarme para lembrar, você teve essa atividade incluída em sua rotina e hoje, você sabe que após as refeições, precisa escovar os dentes, mesmo que faça alguma negociação ou outra quando algum imprevisto acontece. Mas você sabe que precisa dessa rotina para que se torne hábito. Com a meditação, é a mesma coisa. Os benefícios são reais e cientificamente comprovados. Os efeitos para cada indivíduo nunca serão iguais, mas serão muito benéficos.

E olha só, eu nem estou vendendo nada e nem indicando algo relacionado, mas esse texto é para ser como uma avaliação, aquela que vocês leem antes de comprar algo para terem certeza do que estão adquirindo. Meu intuito é ajudá-los a ter acesso a ferramentas que vão melhorar muito o dia a dia de vocês, assim como um dia alguém me ajudou ao me apresentar a meditação como ferramenta de controle da ansiedade. E tem funcionado. 

Aqui vai minha avaliação final: escolham uma técnica e pratiquem, é bom demais!

Boas energias! ✨

Minha experiência com a meditação: benefícios e técnicas que ajudam no controle da ansiedade

Compartilhe esse post :

WhatsApp
Facebook
X
Email
Picture of Bárbara Rodrigues

Bárbara Rodrigues

Formada em Ciências Contábeis, com curso de extensão em Teologia, administradora de empresas e apaixonada por palavras. Autora do blog Opinativa, onde compartilho minhas opiniões, reflexões e ideias para inspirar. Quando não estou escrevendo, estou mergulhada em um bom livro, cuidando dos meus animais de estimação ou estudando para buscar novos conhecimentos. Gosto de transformar pensamentos em palavras que tocam o coração. Acredito na magia dos pequenos momentos.
Picture of Bárbara Rodrigues

Bárbara Rodrigues

Formada em Ciências Contábeis, com curso de extensão em Teologia, administradora de empresas e apaixonada por palavras. Autora do blog Opinativa, onde compartilho minhas opiniões, reflexões e ideias para inspirar. Quando não estou escrevendo, estou mergulhada em um bom livro, cuidando dos meus animais de estimação ou estudando para buscar novos conhecimentos. Gosto de transformar pensamentos em palavras que tocam o coração. Acredito na magia dos pequenos momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *