Ouse começar seus projetos: enfrentando a vulnerabilidade e a vergonha

O Desafio de Começar Algo Novo

E aí, você já se viu paralisado em frente a um sonho, um projeto, um trabalho novo? Pois você não está sozinho! A maioria das pessoas que se propõe a começar alguma coisa nova, um dia já disse:

  • Mas, e se não der certo?
  • E se rirem de mim?
  • Mas vai demorar tanto!
  • Vou trocar o certo pelo duvidoso? 

 

Quem já não passou por esse lugar de dúvidas e medos? Até eu confiar no meu processo e iniciar a minha transição de carreira, também foram longos anos. Uma leitura que me ajudou muito foi o livro da Brené Brown: A coragem de ser imperfeito. Eu super recomendo e acredito que vai te ajudar muito!

Aceitando a Vulnerabilidade

Um dos primeiros movimentos para conseguirmos olhar para esse lugar de expansão é aceitar a nossa vulnerabilidade na vida. Só por estarmos vivos, já estamos em vulnerabilidade. Não temos a certeza de nada… mas nem por isso deixamos de experimentar sensações e emoções. Uma delas é o amor. O amor também é incerto, nos oferece riscos, nos expõe emocionalmente, mas mesmo assim nós não conseguimos imaginar a nossa vida sem amar. Não teria sentido. 

A mesma coisa acontece com a vulnerabilidade. É entender que não temos controle sobre nada e que, se não nos aceitarmos como vulneráveis e passíveis de erros e acertos, nunca avançaremos. Buscar apenas o perfeito é muito pesado, exaustivo e te tira a permissão de aproveitar o processo de criar e se aventurar pelo novo. 

E boa parte das pessoas não quer estar vulnerável, porque se escondem dos medos que têm: medo do incerto, medo de perder o controle, medo de trocar o certo pelo duvidoso, medo dos relacionamentos, medo de não agradar, medo de ser julgado, medo de não ser bom o suficiente…

Lidando com a Vergonha

Esses medos nos limitam, acendem luzes de perigo, como se começar algo novo fosse fatal. Outro limitador é a vergonha. Para que a gente possa aceitar a vulnerabilidade, precisamos aprender a lidar com a vergonha, porque a maioria dos nossos medos e da vergonha que temos são crenças que colocamos na nossa cabeça e que, de verdade, nem existem. 

E se um dia existiram e nos traumatizaram, talvez seja o momento de conversar com alguém e lidar com esse sentimento que te criou tantas barreiras. Seus sonhos, suas vontades, seus talentos, não podem ser sufocados por sentimentos ruins quando você tem uma vida pulsando dentro de você, pedindo para expandir e para te trazer alegria. 

Você só precisa de um passo de coragem em direção a essa oportunidade de ousar. Você é você, você não é o seu trabalho, nem o produto que você cria, mas nós temos uma tendência a atrelar a nossa autoestima àquilo que fazemos. Por isso, a nossa percepção de valor fica prejudicada, principalmente quando as respostas que temos não são as que esperávamos. Ao invés de se movimentar adiante e se aperfeiçoar, você se recolhe pra dentro da vergonha e do sentimento de incapacidade, prejudicando a sua autoestima. 

Entenda, você tem o seu valor e a vergonha é o assassino da inovação! O seu valor é a sua coragem e não o sucesso que você conquistou ou não.

Clareza dos Sonhos

Para atravessar esse lugar de incertezas, vamos precisar de clareza dos nossos sonhos. Para isso, se for necessário, converse com aqueles que são de sua confiança, com um terapeuta, com aqueles que irão te apoiar nesse processo. 

Também é muito importante estar consciente da vulnerabilidade. É fundamental para regular suas expectativas quanto ao processo e não se culpar por tudo, trazendo peso ao invés de leveza.

Tomando Decisões e Movimentação

E, por último, nada se cria sem movimento. É preciso colocar energia, tomar decisões, escolher estar nesse processo, porque é no caminhar que as respostas aparecem e a incerteza dos sonhos vai se tornando uma clareza. 

Sempre se lembre do amor quando for ousar começar qualquer projeto. Se houver amor o suficiente, ele vai te trazer a coragem de se jogar e fazer essa aposta pra vida. Ele sempre vai ser maior do que a vergonha, do que seus medos, seus traumas e experiências ruins. 

O verdadeiro comprometimento com os seus sonhos e projetos é produto do amor. Permita-se ser corajoso, OUSE COMEÇAR! ✨

Compartilhe esse post :

WhatsApp
Facebook
X
Email
Picture of Bárbara Rodrigues

Bárbara Rodrigues

Formada em Ciências Contábeis, com curso de extensão em Teologia, administradora de empresas e apaixonada por palavras. Autora do blog Opinativa, onde compartilho minhas opiniões, reflexões e ideias para inspirar. Quando não estou escrevendo, estou mergulhada em um bom livro, cuidando dos meus animais de estimação ou estudando para buscar novos conhecimentos. Gosto de transformar pensamentos em palavras que tocam o coração. Acredito na magia dos pequenos momentos.
Picture of Bárbara Rodrigues

Bárbara Rodrigues

Formada em Ciências Contábeis, com curso de extensão em Teologia, administradora de empresas e apaixonada por palavras. Autora do blog Opinativa, onde compartilho minhas opiniões, reflexões e ideias para inspirar. Quando não estou escrevendo, estou mergulhada em um bom livro, cuidando dos meus animais de estimação ou estudando para buscar novos conhecimentos. Gosto de transformar pensamentos em palavras que tocam o coração. Acredito na magia dos pequenos momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *