O Estresse como Aliado
O estresse pode ser um aliado? Como pensar diferente sobre o estresse? Fique aqui que eu quero trazer algumas informações para te ajudar a mudar a forma como você pensa sobre o estresse.
Eu realmente acredito que todo mundo já viveu alguma situação de estresse na vida, já sentiu sintomas físicos, já se sentiu pressionado, angustiado, com raiva, irritado, ansioso e, por isso, já consolidou a ideia de que o estresse é algo muito ruim e prejudicial à saúde.
E é normal que a gente veja muitos profissionais da saúde sempre falando de como o estresse nos faz mal, abaixa nossa imunidade, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, e é ruim para a nossa concentração e memória. Mas hoje nós vamos tentar olhar o outro lado dessa situação.
E se o estresse fosse um ajudante seu? Um parceiro? E se a gente mudasse a forma como pensamos sobre o estresse, poderia ele então não ser um vilão para a nossa saúde?
Pesquisa Científica
Uma pesquisa científica realizada nos Estados Unidos em 2012 pela Universidade de Wisconsin, realizada com mais de 30 mil alunos por 8 anos, detectou que, dentro de um grupo de pessoas, as que conseguiram compreender de forma diferente a manifestação do estresse em seu corpo foram as que menos apresentaram problemas de saúde, enquanto os demais, que estavam sempre em estado de medo e irritação com os sintomas do estresse, foram os que mais apresentaram doenças cardiovasculares e outras relacionadas ao estresse, o que comprovou que a forma como enxergamos as coisas e as situações contribui muito para a nossa saúde e qualidade de vida.
Ressignificação do Estresse
Quando mudamos a nossa opinião sobre o estresse, podemos também mudar a nossa resposta biológica, corporal ao estresse. Quando estamos numa situação estressante, nossa respiração aumenta, a transpiração aumenta, tremores podem passar pelo corpo, o coração bate mais acelerado, não é mesmo?
Mas isso poderia significar para nós que nosso corpo está se energizando e nos preparando para lidar com as situações. Um coração acelerado pode estar te preparando para um desafio. A respiração acelerada pode estar levando mais oxigênio ao seu cérebro, te ajudando a ficar mais atento.
Se a gente considerasse essas reações como úteis, como potencializadoras, que nos deixam mais conscientes, estaríamos melhor preparados para enfrentar essas situações, porque teríamos ressignificado a forma como lidamos com o estresse com um olhar mais positivo, de coragem, com menos impacto negativo sobre a nossa vida.
A Resposta Biológica ao Estresse
E isso não quer dizer que nós vamos eliminar o estresse de nossas vidas, mas que podemos ser melhores ao enfrentá-lo. É uma forma de sentir os sintomas físicos, mas pensar: esse é o meu corpo me ajudando a enfrentar essa situação, me mantendo mais alerta, me trazendo mais oxigênio, me capacitando e me dando coragem.
E, segundo essa mesma pesquisa, quando você entende dessa forma, seu corpo também entende e reage de uma maneira mais saudável, de uma forma mais positiva, te trazendo mais necessidade de conexão humana para apoio e controle dos sintomas.
Quando a nossa vida fica mais difícil por conta do estresse, naturalmente buscamos estar ao redor das pessoas que nos apoiam e que se importam com a gente. Nosso corpo libera mais um hormônio chamado ocitocina, também conhecido como o hormônio do abraço, do afeto, que protege nosso sistema cardiovascular e, por isso, a sua resposta ao estresse acaba se tornando mais saudável.
E se você escolhe ressignificar positivamente a forma como você lida com o estresse, você fortalece vínculos, entende que não está sozinho e ainda melhora a sua saúde em geral. Então, quanto mais tempo nós passamos cuidando uns dos outros, sendo empáticos e acolhedores e também sendo acolhidos, mais suporte teremos para superar as situações de estresse no nosso dia a dia.
Significado e Autoconhecimento
O estresse faz diferença na expectativa de vida de uma pessoa. Porém, não é certo dizer que se deve escolher o trabalho mais estressante só porque já se sabe que o estresse é um aliado, que prepara seu corpo e que aprendeu a controlá-lo, porque buscar significado é mais benéfico para sua vida do que a habilidade de evitar desconfortos.
A melhor forma de tomar decisões é escolher algo que traga significado à sua vida e acreditar em si mesmo para poder, então, lidar com o estresse que virá. Busque o autoconhecimento para viver uma vida mais leve e com mais sentido!